terça-feira, 25 de março de 2014

O que é pistão forjado?


Basicamente o pistão forjado tem a mesma "fragilidade" que o pistão comum, porem o mesmo é mais resistente a quebra e menos resistente ao calor "extremo". 


Ou seja, como vantagem o mesmo admite mais abuso e uso de tecnologias que tornam a combustão mais quente como oxido nitroso, turbo e blowers. A forma de conduzir o calor também acaba sendo diferente, levando a uma desvantagem dos pistões forjados, que como eles conduzem o calor de forma diferente que os comuns e o motor em si, em geral você precisa de uma folga maior com eles... o que leva a um barulho e uma "fumada" de óleo até os mesmos darem uma esquentadinha.... o que é tolerável e não vai causar qualquer problema ou diminuir a vida útil dos mesmos. 



Porem os pistões forjados são tao frágeis quanto os pistões comuns, se você abusar dos mesmos ou não tiver uma montagem perfeita... eles vão quebrar. 



Existem outros tipos de pistões que são intermediários aos pistões fundidos e os forjados comuns.... sendo os pistões forjados mais utilizados com aplicações como as que eu citei... e pra todas as outras... (inclusive pra muitas usando pequenos compressores e/ou oxido nitroso em pouca quantidade) uma gama diferenciada de "pistões comuns" com custos bem mais baixos que os forjados.. e sem qualquer tipo de exigência por parte de folgas e outros detalhes.


Retirado parcialmente de: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100802145239AAKETqG

Veja pistões forjados na Romaq


Compre pistões forjados na HJMotos

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Como montar um Kit de Aumento de Cilindrada Romaq / HJMotos

No caso de instalar a BIELA ROMAQ, deixar folga lateral de 0,4 a 0,6 mm.
Para kits com pistão maior, abrir as carcaças a fim de permitir a passagem da saia do cilindro, deixando folga de 0,5mm no diâmetro e 1,00mm no comprimento da saia.
Quando for instalado comando preparado, verificar as válvulas, para que não venham a bater na cabeça do pistão. Deixar a mesma folga original para os comandos. (Mais informações, veja enquadramento de comando.
Ao Montar o motor, cuidar com as travas do pistão para que fiquem bem encaixadas e não caiam fora (verificar sulcos).
Calcular a tacha de compressão a fim de que permaneçam entre 9,0 a 10,0 kg cm² (a mesma tacha original). Taxa elevada pode fundir o motor. Solução: substituir a junta do cabeçote e verificar se não existe prisioneiro com rosca espanada no bloco. Aperto do cabeçote em X: 2kg, depois 3,5kg. Esquentar e deixar esfriar e re-apertar em X com 4,2Kg.
Fazer acerto de carburação, instalando um carburador maior: Tornado/Twister, Sahara / XLX 350cc / Falcon 400cc.
Verificar o fluxo de ar: abrir a passagem de ar do filtro de ar ou usar caixa de ar maior. Cortar o plástico a fim de ter uma abertura maior. Utilizar filtro apropriado. A mangueira de ligação da caixa de ar e do carburador pode ser do corsa 1.0.
Utilizar CDI original, fabricado no Brasil com corte entre 9,500 e 10,000 RPM; não utilizar nenhum tipo de CDI paralelo programado ou sem corte.
Verificar o sistema de lubrificação: bomba de óleo e dutos (ver se não estão entupidos, averiguar folga e pressão). Usar óleo Móbil Delwac 15w40, 200ml a mais que o recomendado; ou similar mineral de boa qualidade. Verificar a pressão da borracha de vedação na ponta do virabrequim.
Não usar gasolina comum. Usar Metanol ou Alcool com 20% de gasolina Azul.
Usar somente filtro de óleo original
OBS: em motores que apresentaram problemas de queima de óleo no kit, foi constatado que houve problema de vazamento na junta do cabeçote em um dos quatro pontos contra os prisioneiros, acarretando em passagem de compressão para o cárter, fazendo assim expirar óleo pelo suspiro do motor. Estando este conectado ao carburador, suga o óleo junto com o ar, ocasionando queima de óleo.
Para os kit´s cursados, o furo de óleo é a marcação do centro do pino da biela. 
Observar também se a biela não enrosca no fundo da carcaça. Solução: raspar um pouco para aliviar a biela.
KIT´S FORJADOS DE ALTA PERFORMANCE
  • Não usar gasolina amarela
  • Usar somente Alcool ou Metanol misturada na proporção de 80% com 20% gasolina AZUL ou Podium
  • Adaptar carburador maior: Sahara / Falcon / ou Importada
  • Instalar Caixa e Filtro de Ar maior
  • A sanfona de ligação da caixa de ar com o carburador, o pessoal tem adaptado do Corsa 1.0
  • Cuidar para não deixar estrangulada a alimentação, caso contrário irá sobre-aquecer e fundir
  • Adaptar radiador de óleo tornado ou maior
  • Troca óleo a cada 1 hora.

Conheça mais sobre kits na Loja HJMotos.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Horimetro Wireless para Moto GET Engine Hour Meter Sem Fio


  • Controle as horas de uso do motor de sua Moto, ATV ou Jet Ski. 
  • Controle a manutenção preventiva e trocas de óleo do motor com precisão.


O GET Engine Hour Meter é um contador de horas de trabalho do motor sem qualquer ligação com a moto por fios. Basta conectar o aparelho junto ao quadro da motocicleta para iniciar o seu funcionamento, sem fios, cabos, sensores, parafusos ou qualquer outro tipo de conexão, o GET Engine Hour Meter é instalado em sua moto em apenas alguns segundos.
Este dispositivo detecta o funcionamento do motor de maneira inovadora, interpretando e identificando as freqüências de onda que atravessam a superfície sobre a qual está montado. O GET Engine Hour Meter é totalmente à prova d'água (IP68) e foi concebido para trabalhar mesmo nas condições mais adversas, principalmente como aplicações off-road.
GET Engine Hour Meter possui dois métodos de registro, o tempo total de execução (sem possibilidade de reset) e horímetro parcial do motor, que pode ser resetado apertando apenas um botão. Essa função é muito útil para medir o tempo de funcionamento durante um período em especifico. A bateria interna permite uma vida útil de 3 anos.
O GET Engine Hour Meter, pode ser aplicado em diversas modalidades de esporte motor, em motos Off-Road e On-Road, Karts, Jet Skis e Carros, além de veículos de trabalho que necessitam de monitoramento para manutenção preventiva.
Características:
  • Funcionamento Sem Fio - Não necessita de cabo de ligação da bobina
  • Visor de fácil leitura
  • Conta horas totais até 999.5 horas (não resetável)
  • Conta horas parcial do motor (resetável)
  • Tamanho pequeno e leve
  • Totalmente a prova de água, fabricado conforme normas internacionais IP68
  • Fita dupla face, fácil instalação
  • Vida útil: 3 anos

Para mais detalhes, acesse o Formulário de Contato.

Pistão Forjado VW AP

Pistão Forjado VW AP



Características do Produto
 Os pistões forjados Romaq, são fabricados utilizando equipamento de extrema precisão.
 
Concebidos a partir de peça única, os pistões forjados oferecem maior durabilidade. O material forjado fica com o grão menor "esmagado", conferindo a peça uma maior resistência mecânica.
  • Os Pistões são designados para uso tanto em motores de arrancada, circuito e velodromo.
  • São indicados para arrancada, pois podem ser instalados com uma taxa elevada.
  • Existe a possibilidade de encomendar outras medidas que não sejam encontradas no site. Para isto, é preciso que o projeto já esteja definido antecipadamente.
Veja também as Bielas Forjadas Romaq, uma peça essencial para montar um motor forte, com resistência e risco reduzido de quebra.

Diâmetro do Pistão: Sob encomenda.
Diâmetro do Pino: Sob encomenda.
Necessário usinar blocos: Não
Necessidade de encamisar cilindro: Não

Dúvidas entrar em contato via Formulário de Contato.

Pistão Forjado Opala

Pistão Forjado Opala



Características do Produto
 Os pistões forjados Romaq, são fabricados utilizando equipamento de extrema precisão.
Concebidos a partir de peça única, os pistões forjados oferecem maior durabilidade. O material forjado fica com o grão menor "esmagado", conferindo a peça uma maior resistência mecânica.
  • Os Pistões são designados para uso tanto em motores de arrancada, circuito e velodromo.
  • São indicados para arrancada, pois podem ser instalados com uma taxa elevada.
  • Existe a possibilidade de encomendar outras medidas que não sejam encontradas no site. Para isto, é preciso que o projeto já esteja definido antecipadamente.
Veja também as Bielas Forjadas Romaq, uma peça essencial para montar um motor forte, com resistência e risco reduzido de quebra.

Diâmetro do Pistão: Sob encomenda.
Diâmetro do Pino: Sob encomenda.
Necessário usinar blocos: Não
Necessidade de encamisar cilindro: Não

Dúvidas entrar em contato via Formulário de Contato.

Camisa de Cilindro Forjadas Gurgel

Camisa de Cilindro Forjadas Gurgel


Camisas forjadas  com liga de cromo. Conferem ao motor maior resistência e melhor dinamismo de funcionamento devido a diminuição de atrito entre a camisa e o pistão.
  • Camisas de liga de cromo para todos os modelos gm, chevrolet, monza, chevette, corsa
  • Há necessidade de confirmar medidas para finalização das camisas
  • Há possibilidade de encomendar outras medidas. Para tanto use o formulário de contato.

Camisa de Cilindro Forjadas VW AP

Camisa de Cilindro Forjadas VW AP


Camisas forjadas  com liga de cromo. Conferem ao motor maior resistência e melhor dinamismo de funcionamento devido a diminuição de atrito entre a camisa e o pistão.
  • Camisas de liga de cromo para todos os modelos gm, chevrolet, monza, chevette, corsa
  • Há necessidade de confirmar medidas para finalização das camisas
  • Há possibilidade de encomendar outras medidas. Para tanto use o formulário de contato.