terça-feira, 25 de março de 2014

Bielas forjadas primeiro!

Entenda porque bielas forjadas são tão importantes quanto pistões forjados em preparações aspiradas ou sobrealimentadas

Texto: Weverton Vilas Boas
Fotos: Reprodução / Arquivo Super Speed

No mundo da preparação automotiva, principalmente externas aos círculos de competições, pode-se verificar com frequência um grande erro: motores que utilizam pistões forjados e bielas originais. Para alguns limites de potência, o inverso pode ser aceito, ou seja, utilizar bielas mais resistentes e pistões originais, mas o contrário é erro de projeto e leva o proprietário do automóvel a ter maiores custos ou direcionamento incorreto do investimento, além de maiores riscos de quebra do motor. A teoria que defende esta ideia será mostrada neste artigo.
Inicialmente é necessário entender os esforços que os pistões e bielas sofrem durante seu ciclo de operação. Para este caso, existem basicamente dois tipos de esforços atuantes: tração e compressão. Em simples palavras, pode-se descrever a tração como a tensão resultante de forças que tendem a “alongar” um determinado elemento, e compressão como a tensão resultante de forças que tendem a “comprimi-lo”.
Durante o ciclo do motor, existem dois tipos de tensões que atuam nos elementos citados. A tensão proveniente da inércia do conjunto rotativo e a tensão resultante da explosão da mistura ar-combustível que podemos abreviar como a tensão de potência. A tensão inercial é resultado dos esforços de tração e compressão, enquanto a tensão da potência se origina somente da compressão.
A tensão inercial é resultado da resistência dos elementos ao movimento. Para facilitar o entendimento, imagine uma linha central que divide o curso do pistão em duas partes. Como esta linha se refere à velocidade máxima do pistão e este ponto depende da relação curso/biela, considere uma aproximação da realidade como sendo estas partes iguais.

http://www.revistasuperspeed.com.br/superspeed/ctBielas_forjadas_primeiro_.do#.UzIuUBBdVRY

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