terça-feira, 25 de março de 2014

O que é pistão forjado?


Basicamente o pistão forjado tem a mesma "fragilidade" que o pistão comum, porem o mesmo é mais resistente a quebra e menos resistente ao calor "extremo". 


Ou seja, como vantagem o mesmo admite mais abuso e uso de tecnologias que tornam a combustão mais quente como oxido nitroso, turbo e blowers. A forma de conduzir o calor também acaba sendo diferente, levando a uma desvantagem dos pistões forjados, que como eles conduzem o calor de forma diferente que os comuns e o motor em si, em geral você precisa de uma folga maior com eles... o que leva a um barulho e uma "fumada" de óleo até os mesmos darem uma esquentadinha.... o que é tolerável e não vai causar qualquer problema ou diminuir a vida útil dos mesmos. 



Porem os pistões forjados são tao frágeis quanto os pistões comuns, se você abusar dos mesmos ou não tiver uma montagem perfeita... eles vão quebrar. 



Existem outros tipos de pistões que são intermediários aos pistões fundidos e os forjados comuns.... sendo os pistões forjados mais utilizados com aplicações como as que eu citei... e pra todas as outras... (inclusive pra muitas usando pequenos compressores e/ou oxido nitroso em pouca quantidade) uma gama diferenciada de "pistões comuns" com custos bem mais baixos que os forjados.. e sem qualquer tipo de exigência por parte de folgas e outros detalhes.


Retirado parcialmente de: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100802145239AAKETqG

Veja pistões forjados na Romaq


Compre pistões forjados na HJMotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário